Índice
ToggleUm guia simples e descomplicado sobre como montar seu planejamento tributário
O planejamento tributário é uma arma importantíssima para otimizar a lucratividade da sua empresa. Aprenda a montar esse planejamento de forma eficaz e prática
O planejamento tributário pode parecer um processo esmagador e complicado, entretanto não tem que ser assim.
Com conhecimento e auxílio, é possível montar um planejamento bem-estruturado sem ter que quebrar a cabeça no processo.
Por isso, preparamos este artigo, no qual explicaremos o que é planejamento tributário, por que você precisa dele e como fazer isso de forma efetiva e simples.
O que é planejamento tributário?
O planejamento tributário não se trata apenas de fazer um plano para declarar impostos: trata-se de gerenciar estrategicamente e de forma legal suas finanças e impostos para reduzir o quanto você deve pagar ao governo.
Por que o planejamento tributário é importante?
O planejamento tributário permite que você gerencie seus assuntos fiscais a fim de pagar seus impostos em tempo hábil e de garantir que eles sejam precisos e que você não pague em excesso.
Através de estratégias legais, é possível analisar todo o seu setor tributário, identificando o que pode e o que não pode ser feito para diminuir a sua carga tributária.
Como montar o planejamento tributário?
Antes de tudo, tenha em mente que você precisará ter todas as rotinas fiscais e financeiras alinhadas dentro da sua empresa e que o apoio especializado é fundamental.
1. Faça a análise da estrutura e dos processos da sua empresa
O primeiro passo para fazer com sucesso o seu planejamento tributário é entender sobre a sua empresa. Nesse processo, é fundamental colher informações sobre o seu empreendimento.
Defina:
- Estrutura e porte da empresa;
- Atividades ou serviços desenvolvidos/prestados pela empresa;
- Enquadramento tributário da empresa;
- Atividades operacionais, administrativas, financeiras e contábeis.
2. Entenda sobre a legislação tributária
Para que todo o planejamento tributário seja efetivo, é necessário identificar quais os impostos devem ser pagos pela sua empresa. Essa definição diz respeito ao porte empresarial, à atividade prestada e aos demais processos empregados no negócio.
Conhecer a legislação tributária e os demais fatores específicos que afetam a forma como sua empresa é tributada é um dos pontos indispensáveis para a manutenção precisa e legal do seu setor tributário.
3. Analise o seu regime de tributação atual e define o correto para sua empresa
Nem sempre o regime tributário em que a empresa se encontra é o correto de acordo com sua realidade, especialmente financeira. Por isso, é necessário fazer a análise, bem como definir qual o regime tributário melhor se enquadra em seu negócio. Veja as opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
4. Defina suas metas
Estabelecer as metas é importante para definir aonde a empresa quer chegar em determinado período e quais ações podem ser tomadas dentro do planejamento tributário visando ao cumprimento dessas metas.
5. Elabore e acompanhe periodicamente o seu plano tributário
Finalmente, com o auxílio especializado, é hora de elaborar o seu planejamento de acordo com as características da sua empresa e as metas desejadas.
Porém, também é fundamental acompanhar o seu planejamento periodicamente a fim de identificar se a empresa necessita de mudanças, tais como o regime tributário.
Tribuno Gestão, apoio eficiente com seu planejamento tributário!
O primeiro passo para estabelecer um planejamento bem-sucedido é contar com o auxílio especializado de uma empresa contábil para cuidar dos processos relativos ao fisco e à tributação.
Por isso, conte com o nosso auxílio. Somos a Tribuno Gestão, uma empresa especializada em consultoria contábil fiscal e tributária para desenvolver o melhor planejamento tributário.
CLIQUE AQUI E COMECE AGORA A MONTAR O SEU PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO!