Descubra agora como reduzir a carga tributária de sua empresa
Há muitas ações que você pode realizar para reduzir a carga tributária de sua empresa. Conheça algumas delas!
Sejamos francos: um dos maiores desafios de qualquer empresário é o pagamento de impostos. Afinal, devido à alta carga tributária brasileira, esses valores podem consumir uma boa parte do caixa da empresa.
Por isso, é muito comum e necessária a busca por formas de conseguir reduzir a carga tributária dos negócios.
Entretanto, devido à complexidade do nosso sistema tributário, muitos empresários se encontram perdidos nesse desafio.
Pensando nisso, trouxemos, no artigo de hoje, 3 práticas eficazes para redução da carga tributária.
Confira!.
1 – Conte com um planejamento tributário efetivo
O planejamento tributário é uma peça fundamental para a redução da carga tributária. Afinal, ele consiste na elaboração de um conjunto de práticas legais para a redução do pagamento de impostos com base nos estudos da legislação tributária e da própria empresa.
Algumas de suas principais práticas são:
- Definir o regime tributário mais adequado e econômico;
- Evitar a incidência do fato gerador do tributo;
- Reduzir as alíquotas dos tributos ou sua base de cálculo; e
- Retardar o pagamento do tributo sem a incidência de multas.
Vale ressaltar que, por demandar conhecimento contábil e tributário, o planejamento tributário deve ser realizado por especialistas.
2 – Defina o regime tributário mais adequado para o seu negócio
Escolher o regime tributário para enquadrar sua empresa é fundamental para a redução da carga tributária, tendo em vista que ele define a forma com o seu negócio será tributado, ou seja, como os impostos serão calculados e recolhidos.
Portanto, a escolha certa irá evitar que você pague mais impostos do que o necessário, além de garantir que você aproveite melhor os benefícios tributários.
Lembrando que dentre os principais regimes disponíveis, podemos citar:
- Simples Nacional:
- Lucro Presumido
- Lucro Real.
Cada um deles possui suas particularidades, suas regras, seus prós e contras. Por isso, é fundamental que a sua escolha seja realizada com o suporte de especialistas contábeis e com base em um planejamento tributário efetivo.
3 – Planeje melhor o seu pró-labore e distribuição de lucros
Você sabia que, diferentemente do pró-labore, a distribuição de lucro não sofre a incidência do Imposto de Renda e da contribuição do INSS?
Isso significa que, ao substituir uma boa parte do valor destinado ao pró-labore pela distribuição de lucros, você poderá reduzir sua carga tributária.
Mas atenção, essa é uma prática que precisa ser estudada e planejada para que ocorra de forma efetiva e em conformidade com as normas vigentes, por isso deve ser realizada com o suporte de especialistas.
Conte com o suporte especializado da Tribuno Gestão
Se você deseja pagar menos impostos em sua empresa e mantê-la organizada, saudável, econômica e lucrativa, nós, da Tribuno Gestão, podemos ajudá-lo.
Afinal, somos uma contabilidade especializada em gestão tributária, com expertise em planejamento tributário, e vamos ajudá-lo em todo o processo necessário para a redução legal de impostos.
Portanto, entre em contato conosco e deixe de pagar mais impostos do que o necessário.
Aguardamos o seu contato!