Índice
ToggleDescubra como pagar menos impostos escolhendo o regime tributário correto
O seu regime tributário está cobrando impostos demais? Descubra agora como escolher o regime certo para o seu negócio!
Uma das decisões mais importantes que o empreendedor deve tomar ao abrir a sua empresa é sobre o regime tributário.
Afinal, essa decisão irá definir a forma como a empresa será tributada. Portanto, a escolha certa pode fazer com que você pague menos impostos, mas a escolha errada pode causar grandes problemas para o seu caixa, porque significa o pagamento de mais impostos.
Contudo, como saber se o seu regime tributário está cobrando impostos demais? Como escolher o regime certo para o seu negócio?
Continue a leitura conosco e saiba tudo!
Leia também!
- Departamento Fiscal em São Paulo;
- Carga tributária: 3 dicas para pagar menos impostos em sua empresa;
- Planejamento tributário: confira passo a passo simples e descomplicado.
Quais são os tipos de regime tributário?
Dentre os principais regimes tributários no Brasil, temos:
- Simples Nacional
Esse regime é permitido para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e que exerçam atividade permitida pelo regime.
Trata-se de um regime muito procurado devido à sua simplificação do recolhimento de impostos. Isso porque todos os impostos devidos são recolhidos de forma unificada através do pagamento de uma guia mensal, chamada DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
- Lucro Presumido
O Lucro Presumido recebe esse nome, porque para calcular o IRPJ e a CSLL é utilizado a receita presumida do negócio e não receita total.
Essa receita presumida é obtida através dos percentuais de presunção estabelecidos pelo governo de acordo com a atividade econômica da empresa. Lembrando que esses percentuais variam entre 1,6% e 32%.
- Lucro Real
Já no Lucro Real, o IRPJ e a CSLL são calculados com base na receita líquida do negócio. Desse modo, quanto maior sua receita, maior será o pagamento de impostos.
Por outro lado, caso sua empresa apresente prejuízo, não será obrigada a pagar esses impostos apurados no período.
Vale ressaltar que todas as empresas com faturamento anual maior que R$ 78 milhões e que exerçam atividade ligada ao setor financeiro são obrigadas a se enquadrar nesse regime.
Como saber se o seu regime tributário atual está cobrando impostos demais?
Cada regime possui suas características, prós e contras. Além disso, o seu faturamento, sua atividade e até mesmo sua folha de pagamento também serão decisivos para a sua tributação.
Desse modo, é fundamental que seja elaborado um planejamento tributário para que todos esses e outros fatores sejam analisados.
Assim, será possível identificar se você está pagando impostos a mais ou duplicados, bem como o regime mais econômico e vantajoso para o seu negócio.
Mas atenção: para elaborar o planejamento tributário, é necessário contar com os serviços de especialistas.
Conte com a Tribuno Gestão!
Nós, da Tribuno Gestão, somos especialistas em departamento fiscal. Conosco, você terá:
- Planejamento tributário eficiente;
- Obrigação fiscal em dia;
- Redução de impostos;
- Suporte para solicitar a recuperação tributária;
- E muito mais!
Portanto, entre em contato com os nossos especialistas e garanta um departamento fiscal de excelência para evitar erros na sua tributação e pagar o menor valor possível em impostos.
CLIQUE AQUI PARA PAGAR MENOS IMPOSTOS EM SUA EMPRESA!